Fazenda Pindobas será novo marco para o turismo de experiências na RuralturES 2024

A 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024), de 05 a 08 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), traz consigo a promessa de uma experiência singular. Este ano, o evento ocorrerá em um local emblemático: a Fazenda Pindobas, parte de um complexo que delineará o promissor Distrito Turístico de Pindobas. Além de celebrar a rica história e cultura da região, a iniciativa também marca o início de uma nova fase para o turismo rural no Espírito Santo.

A novidade da RuralturES vem consolidar o projeto Distrito Turístico de Pindobas, destacando Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”, como referência no agroturismo nacional. Com uma fusão de tradição e inovação, o projeto pioneiro pretende ser um catalisador do desenvolvimento regional, com uma série de atrativos. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, enfatiza a importância desse marco. “O projeto busca resgatar a história da imigração italiana em Venda Nova, transformando Pindobas em um distrito turístico emblemático, com um rico acervo cultural e histórico”.

A Fazenda Pindobas, com sua história secular e conexão com a saga dos imigrantes italianos, emerge como peça central desse legado. Testemunha de períodos marcantes da história local, a fazenda não apenas reflete transformações ao longo do tempo, mas também contribuiu para a formação da identidade cultural do município.

Um dos ícones é a histórica Igreja de Nossa Senhora da Penha, localizada no km 8 da Rodovia Pedro Cola, um símbolo da rica herança cultural da região. A igreja é a mais antiga de Venda Nova e está bem conservada, inclusive o altar foi restaurado recentemente. No dia de Corpus Christi, sempre é realizada uma procissão sobre os tapetes coloridos feitos pela comunidade.

A expectativa é que o Distrito Turístico de Pindobas, uma vez finalizado, seja um polo de referência para o turismo de experiência no Espírito Santo, impulsionando o desenvolvimento regional e promovendo a preservação da identidade cultural local.

Para dar início a esse projeto, nada melhor que começar com a maior feira de turismo de experiência do Espírito Santo. A nova planta do evento ocupará um complexo de 2.335 m² na Fazenda Pindobas, o equivalente ao espaço do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, onde ocorreram as edições anteriores. Os organizadores esperam público de 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento.

Realização

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que objetiva colaborar para o desenvolvimento sustentável do turismo das Montanhas Capixabas.

montanhascapixabas.org.br

Instagram