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Sucesso do empreendedorismo

Cachaça, artesanato, queijos, chocolates, geleias… Teve de tudo um pouco nos amplos corredores dedicados aos empreendimentos capixabas na RuralturES 2022. A diversidade e a criatividade de produtos e serviços, o atendimento de qualidade e o aumento dos contatos realizados durante a Feira predominam nas falas de quem expôs ou visitou os stands neste ano.

A professora aposentada Ligia Sueth saiu de São Fidélis (RJ) para conhecer a RuralturES. “A Feira foi além do que eu esperava. Muitas parcerias, agricultores renomados, produtos de muita qualidade, diversidade na gastronomia. Um evento organizadíssimo e bonito. Fluiu com muita facilidade, pois os fabricantes, fornecedores e agricultores foram muito elegantes na recepção e no atendimento. Um projeto futurístico que merece aplausos!”, disse.

Um dos destaques entre os expositores foi a empresa “Casca Woods”, de Vargem Alta, que fabrica lareiras ecológicas há dois anos. Feito com madeira de origem residual e movido à álcool, o produto é comercializado em todo o Brasil. “A lareira ecológica é novidade na região e, por ser sustentável, a ideia foi bem aceita. Fechamos muitos negócios para o futuro”, afirmou o empreendedor Matheus Rodrigues.

Também repercutiu o carrinho das irmãs Franciane e Dayane Paixão, de Afonso Cláudio, sócias do “Cappuccino Day”, criado há apenas nove meses. Pela primeira vez na RuralturES, a dupla serviu diversos sabores de cappuccino sem açúcar e fechou negócios com empreendimentos turísticos das Montanhas Capixabas. “Depois dessa Feira minha vida não será mais a mesma. Tenho emprego, mas quero largá-lo para só empreender”, comemorou Dayane. “Tivemos apoio do Sebrae-ES desde o início. Fizemos uma mentoria que nos ajudou imensamente com precificação e prezar pela qualidade do nosso produto”, completou Franciane.

Quem também brilhou foi o casal Gilcea e Antônio Sunderhus, de Pedra Azul (Domingos Martins), proprietários do “Na Horta Tem”. Eles, que são pioneiros na produção de frutas vermelhas na região, lançaram lâminas de vegetais para o preparo de comidas. Vários chefes ficaram interessados no sushi feito com o produto. “Não tem corante, adoçante, sal, é um produto saudável. A divulgação foi excelente, pois meu objetivo não era vender e, sim, divulgar”, disse Gilcea.

Imagina vender todos os produtos no penúltimo dia da RuralturES? Foi o que aconteceu com a empreendedora Marli Castelan (Ateliê Meninas de Panoo), de Vila Velha. Ela vendeu cerca de 100 bonecas até o sábado, e não sobrou nenhuma unidade para quem foi ao stand no dia seguinte. A artesão contou com a força de outra empreendedora, a Patrícia Modesto, do Laços e Cia (Afonso Cláudio), do stand ao lado, que se vestiu de boneca para encantar os visitantes e acabou contribuindo para os negócios da “vizinha”.

No Espaço das Flores, o objetivo foi alavancar negócios não somente junto ao consumidor final, como também com empreendedores que atuam com eventos e muitas vezes acessam fornecedores de outros Estados. A proximidade com a primavera fez o espaço ficar florido com diversas espécies, como begônias, lavandas, suculentas e rosas do deserto.

A empreendedora Cláudia Neimog, da “Cláudia Flores” (Laranja da Terra) vendeu begônias e petúnias em vaso e ampliou sua rede de contatos durante a RuralturES. “Aqui foi uma experiência bem bacana e proveitosa muito mais na divulgação do que na venda. Recebi gente até da Alemanha comprando petúnia e falando em alemão como meus avós. Entendi tudo!”.

Além dos empreendimentos, uma experiência que fez muito sucesso foi a Queijaria Virtual em 360º, no stand do Senar-ES. O projeto, exclusividade do Senar nacional, foi lançado durante o evento em Venda Nova do Imigrante antes de circular por todo o Brasil. Com óculos de realidade aumentada, os visitantes puderam conhecer como funciona uma queijaria, da ordenha à maturação. Além da Queijaria Virtual, o Senar-ES serviu cafés especiais de produtores de todo o Espírito Santo.

O superintendente em exercício do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, disse acreditar que o evento está construindo um legado para o turismo capixaba. “Chegamos ao final da 2ª edição da RuralturES satisfeitos com os resultados alcançados e certos que fizemos uma entrega relevante tanto para os empreendedores, que tiveram a oportunidade de realizar negócios; quanto para os visitantes, que puderam conhecer a diversidade de produtos e serviços ofertados pelo segmento de turismo. Ampliamos a participação de empreendedores de todo o Espírito Santo, consolidando a feira como um evento estadual”.

Realização

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que objetiva colaborar para o desenvolvimento sustentável do turismo das Montanhas Capixabas.

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