A proposta da RuralturES é promover uma imersão completa junto aos visitantes dentro do conceito do Turismo de Experiências. A divisão espacial dos stands de parceiros e expositores foi um acerto da organização para melhorar fluxo e o público se conectar com tudo o que o turismo rural capixaba tem a oferecer.
Logo na entrada, os dez municípios anfitriões (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) promoveram suas rotas turísticas. É o caso de Castelo, que distribuiu o mapa do “Vales Castelo”, novo projeto municipal.
O segundo contato dos visitantes foi com os stands do Sebrae-ES e da Setur- ES. A primeira entidade divulgou os produtos de experiência formatados em 2021 e promoveu palestras e “Prosa de Negócio”, no auditório. Já a Secretaria abriu espaço para empreendedores de diferentes municípios capixabas divulgarem produtos, serviços e tradições culturais. Rainha e princesas de diversas festas do Estado abrilhantaram o espaço de quinta a domingo.
Seguindo adiante, a cidade sede da RuralturES mais uma vez caprichou na promoção do turismo rural e do agroturismo locais. A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante impressionou o público com réplicas de socol, queijo e vinho gigantes e do pórtico “Capital Nacional do Agroturismo”, além da “Pousada Venda Nova do Imigrante”.
Esse cenário foi projetado pela arquiteta vendanovense Julia Ferola Falqueto em parceria com uma empresária da cidade do ramo de tecidos e mostrou como uma casa centenária da época da imigração italiana pode virar hospedagem rural de luxo. Ao lado de uma roda d’água, não teve quem não parasse para conhecer o espaço e fazer uma foto.